A Semicolcheia

Como já sabes, uma das características do som musical é a sua duração.
Em música, a duração do som é representada por figuras musicais que servem para determinar o valor mais ou menos prolongado de cada som. Existem também pausas que servem para representar o silêncio, havendo uma pausa correspondente a cada uma das figuras musicais.
Vais conhecer agora uma nova figura musical, à qual se dá o nome de semicolcheia. Esta vale metade de uma colcheia, ou seja, a quarta parte de um tempo.
Ao ouvires o corridinho, género musical típico da zona algarvia, deves reparar que as figuras rítmicas que ouves têm cada uma delas uma duração muito pequena, sucedendo-se rapidamente umas às outras. Se tentares bater a pulsação e simultaneamente pensares no número de figuras rítmicas que ouves, descobrirás rapidamente que ouves quatro figuras em cada pulsação. Essas quatro figuras, que têm todas a mesma duração, e que preenchem a totalidade de um tempo, são as semicolcheias. A pausa que lhes corresponde é a pausa de semicolcheia, que equivale à quarta parte de um tempo mas de silêncio.